segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Halloween? Por quê?


Que no dia 31 de outubro é comemorado o Halloween ou dia das bruxas, nós sabemos, mas, por que causa motivo, razão ou circunstancia?  E o que é a tal Reforma Protestante a qual os fieis tanto falam?
Como menina curiosa que sou fui tomar nota dessa história e encontrei informações bem legais que nos ajudarão a entender. Vamos lá...
Para quem pensava que o Halloween é de origem estadunidense, se engana, a cultura foi criada por irlandeses e chegou até a América do Norte por meio dos imigrantes. Sendo assim, não é só nos EUA que se comemora o dia das bruxas, pelo contrário, em muitos países encontramos enraizada tal cultura, claro, cada um com seu jeitinho. Aqui no Brasil, por exemplo, criamos o dia do Saci em contraposição ao dia das bruxas, mas não deixamos de incorporar a festa de Halloween em nosso calendário.
Existem muitas lendas que tentam explicar a comemoração dessa data. Uma delas diz que há um elo entre o mundo dos mortos e dos vivos que se intensifica nesse dia, e tal ligação é capaz de abrir um portal para que os espíritos malignos invadam corpos e ganhem vida. Então, para livrar suas almas e confundir os espíritos maus, as pessoas começaram a colocar objetos macabros nas portas de suas casas e saiam nas ruas fantasiadas. Não é preciso dizer que esse ato tornou-se tradição.
Os símbolos utilizados nas festas também têm suas histórias macabras, é o caso da abóbora e das velas que deriva da lenda de um homem chamado Jack. Diz a história que o homem resolveu zombar do diabo e, quando morreu, não pode entrar no céu nem no inferno e, assim, sua alma ficou presa na escuridão. Desde então, são colocadas velas dentro de abóboras para iluminar o caminho de Jack. Que medo!
Mas, por ser uma festa pagã, o Halloween foi condenado pela Igreja Católica em toda Europa, e, na Santa Inquisição, as pessoas que participavam da festa eram destinados a morte. E foi nesse período sangrento que o Halloween virou o Dia das Bruxas. 
Caso encerrado e mistério resolvido.
Agora, e a Reforma Protestante? 
No dia 31 de outubro também é comemorado o dia da Reforma Protestante, ocasionada por Martinho Lutero em 1517 que se indignou com as indulgências da igreja católica e o poder soberano do Papa e elaborou 95 teses que iam contra tais atos. Ele fixou as teses na porta da Igreja de Wittenberg juntamente com um convite a fim de debater sobre elas. É que Lutero cria em uma salvação, não pelas obras, mas pela graça de Deus. “Porquanto, pela graças sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” Efésios 2:8.
Calma, vou explicar direitinho, a igreja católica, naquela época, tinha um enorme poder politico e econômico e barganhava, sem nenhum pudor, a salvação dos fieis a partir das vendas de indulgências, ou seja, o perdão divino só será concedido a quem puder pagar por ele. Pois é, a remissão de pecados vinha por meio das obras. Como vemos, era uma forma da igreja ganhar dinheiro fácil. Alguma semelhança com os dias atuais? 
É amigo Lutero, se você soubesse que hoje em dia, muitas denominações dizem levantar a bandeira da "verdade", no entanto, saem por ai enganando muitos religiosos. Lobos em pele de cordeiro. Acho que estamos precisando de uma nova reforma hein.
Lembre se do que palavra de Deus diz em 1 João 4.1 "Meus queridos amigos, não acreditem em todos os que dizem que têm o Espirito de Deus. Ponham à prova essas pessoas para saber se o espirito que elas têm vem de Deus; pois muitos falsos profetas já se espalharam por toda parte".
Mais um mistério solucionado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário