Na África Ocidental conta-se a
história de um menino pequenino cujo nascimento foi um tanto quanto incomum,
pois nasceu sozinho; sim, o menino simplesmente saiu do corpo de sua mãe sem
ajuda de ninguém e ainda sabendo andar, falar e fazer todas as coisas que uma
pessoa já desenvolvida faz.
Essa é a história de Kiriku, um
pequeno guerreiro, corajoso e sagaz que tem como missão salvar sua aldeia das
maldades de Karabá uma feiticeira que, segundo rumores havia secado a fonte de
água, roubado o ouro da aldeia e atraído os homens para alimentar-se deles.
Como toda história existe dois lados, o
pequenino queria entender o que levou Karabá a fazer tantas maldades e, com
ajuda de sua mãe, decide procurar um velho sábio para desvendar esse mistério.
No decorrer de sua missão Kiriku foi ensinando
às pessoas valores inestimáveis e descobriu verdades que mudarão por completo o
rumo dessa história.
Veja ao filme
A história de Kiriku é uma
lenda Africana que utilizei como exemplo de recurso para a introdução do tema,
pois a partir do filme, podemos promover debates e discussões que nos levarão a
reflexões significativas.
Dicas pedagógicas:
Quando eu era criança,
todas as vezes que ouvia falar sobre a África o que vinha na minha cabeça de “fantástico
mundo de Bob” eram animais, como, girafa, elefantes, hipopótamos, zebra, leão e
todos os bichos que podemos encontrar no filme O rei Leão. Eu digo isso, porque na época em que estudava as
referencias trazidas pela professora de todo um continente se resumia a animais
e pintura dos mesmos e na apresentação do filme para a turma. Não questiono o
filme, pois, além de ser um dos meus filmes favoritos, acho um incrível recurso
pedagógico se bem utilizado. O que eu quero dizer com esse pequeno fato da
minha infância é que eu não tive experiências significativas com relação ao
tema e que foi difícil compreender mais tarde o TODO que me foi exposto de
maneira bem superficial somente para cumprir o conteúdo.
Com a Lei Nº10. 639 torna
obrigatório o ensino da história da África e dos Afro-brasileiros no ensino fundamental
e médio em todo país e, portanto ouve muitas mudanças nos materiais didáticos
para se adequarem aos novos conteúdos inseridos no currículo. Partindo desse
ponto, gostaria de refletir com vocês pequenas ações que poderão dar sentido ao
ensino da história Africana para seus alunos.
·
Não
empreguem em suas aulas os conteúdos da cultura afro-brasileira de maneira superficial.
Para que se tenha um projeto
satisfatório e completo é necessária muita dedicação nas pesquisas sobre o tema.
Professoras, precisamos colocar a mão na massa e nos dedicar bastante às pesquisas
para que possamos obter a construção de um conhecimento sólido e concreto capaz
de grandes reflexões.
·
Comece
demostrando para os alunos as influencias que o Brasil sofreu por meio dessa
cultura e que nos beneficiamos dela frequentemente; o trabalho é melhor e mais
significativo quando as crianças se veem fazendo parte da história e que esta,
está inserida em seu cotidiano e podemos encontra-la, por exemplo, em nosso
idioma, na pronuncia de algumas palavras como, bagunça, moleque, gangorra; na religião com o candomblé predominante na Bahia; na culinária na qual
encontramos o caruru, acarajé, vatapá e a nossa deliciosa feijoada e também nas
brincadeiras como pega-pega. Exponha aos alunos uma cultura na qual eles façam parte e estão inseridos como ser atuante.
Depois que vocês assistirem
ao filme deixe nos comentários o que acharam da trama e como vocês pretendem
trabalhar com seus alunos. Vamos compartilhar nossas experiências,
afinal não somos detentores do saber, não é mesmo?
Beijos e até a próxima.
afinal não somos detentores do saber, não é mesmo?
Beijos e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário