sábado, 27 de agosto de 2016

Análise de Filmes II

 Oi, Gente 
Mais uma dica de filme para vocês                                         
                                                       2. Happy Feet
Esta é a história de Mano um pinguim um pouco diferente dos outros de sua espécie, começando pelo fato de sua voz desafinada não agradar aos ouvidos de ninguém e  em sua espécie, para poder conquistar as fêmeas, os pinguins machos deveriam saber cantar a fim de atrai-las Mas, em contra ponto, o pinguim demonstrava grande competência em seus pés, sapateava como ninguém. Por ser diferente dos outros, Mano sofria muitos preconceitos, sendo julgado até mesmo como uma aberração de sua espécie por seus companheiros e familiares.
Buscando ser aceito, o pinguim parte para uma jornada perigosa a procura de respostas para a enorme quantidade de peixes que estavam sumindo do oceano. Em sua jornada encontra uma espécie de pinguins diferentes, os adélies; eles tinham uma forma bem mais descontraída de ser e adoraram os passos de dança de Mano, logo fizeram amizade.
 A história vai se desenrolando e tomando um teor mais crítico com relação aos impactos ambientais gerados pelo homem. Em algumas cenas, vemos os problemas causados por lixos mal descartados e a captura de Mano para servir de entretenimento em um aquário. Evidentemente Mano dá um jeito de reverter à situação utilizando de seu talento peculiar  para provar a todos seu valor.

Dicas pedagógicas:
O filme é uma animação divertida e que trata de assuntos importantes de uma forma mais leve e tênue. Por isso está nas minhas 5 dicas de filmes entendidos como facilitador do ensino aprendizagem.
Vamos para minhas reflexões?

  Nos Referenciais Curriculares Nacionais (RCNs) podemos encontrar um eixo sobre formação pessoal e social que nos faz refletir referente ao desenvolvimento global e afetivo das crianças e suas interações com o meio o outro e consigo.
Partindo desse ponto, nós enquanto educadores, devemos propiciar situações apropriadas para que a criança aprenda a conviver em sociedade, respeitando as diferenças e particularidades de cada um, afinal, os indivíduos são diferentes uns dos outros em seus pensamentos, valores, religião, politica entre outros. Mas, geralmente, as diferenças acabam por afetar o convívio social.Segundo a constituição federal de 1988 no art.5º todos são iguais perante a lei, e, portanto, devemos fazer um trabalho em sala de aula, a fim de levar as crianças a ter um pensamento reflexivo com relação aos direitos de cada individuo pensar a sua maneira, e que devemos respeitar a pessoa mesmo que pensemos de forma oposta.

  Discutir com as crianças, referente às transformações que os seres humanos provocam à natureza é fundamental e está mencionado como tema transversal - Meio ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). O individuo necessita analisar com relação às ações cientifica do homem frente à natureza bem como perceber fazendo parte das mudanças do meio em que vive e compreender que algumas atitudes cooperam para o impacto ambiental e a degradação da natureza.  Dessa forma, o professor contribui para a formação de um cidadão consciente, capaz de auxiliar na preservar dos recursos naturais, a partir de vivencias advindas de discussões e debates, confecções de cartazes informativos, convidando a comunidade para um trabalho em conjunto, afinal o currículo escolar não se baseia somente nos conteúdos a serem apresentados, porem, também, nas relações que as unidades escolares estabelecem com a comunidade.

A partir desse filme podemos criar ótimos projetos, mas atenção não se esqueça, quando forem trabalhar os temas com seus alunos, pesquisem em livros e fontes confiáveis questionem as verdades ditas e faça um excelente trabalho.
Deixe seu comentário caso tenha tido outro olhar quando assistiram ao filme.
 Beijos e até a próxima.

Referencias:
Parâmetros Curriculares Nacionais
Referenciais Curriculares Nacionais
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

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