Oi, Gente
Mais uma dica de filme para vocês
2. Happy Feet
Mais uma dica de filme para vocês
2. Happy Feet
Esta é a história de Mano um pinguim um
pouco diferente dos outros de sua espécie, começando pelo fato de sua voz desafinada não agradar aos ouvidos de ninguém e em sua espécie, para poder conquistar as fêmeas, os pinguins machos deveriam saber cantar a fim de atrai-las Mas, em contra ponto, o pinguim demonstrava grande competência em seus pés,
sapateava como ninguém. Por ser diferente dos outros, Mano sofria muitos preconceitos,
sendo julgado até mesmo como uma aberração de sua espécie por seus companheiros e familiares.
Buscando ser aceito, o pinguim parte
para uma jornada perigosa a procura de respostas para a enorme quantidade de
peixes que estavam sumindo do oceano. Em sua jornada encontra uma espécie de
pinguins diferentes, os adélies; eles tinham uma forma bem mais descontraída de
ser e adoraram os passos de dança de Mano, logo fizeram amizade.
A história vai se desenrolando e tomando um
teor mais crítico com relação aos impactos ambientais gerados pelo homem. Em algumas
cenas, vemos os problemas causados por lixos mal descartados e a captura de
Mano para servir de entretenimento em um aquário. Evidentemente Mano dá um jeito
de reverter à situação utilizando de seu talento peculiar para provar a todos seu valor.
Dicas pedagógicas:
O filme é uma animação divertida e que
trata de assuntos importantes de uma forma mais leve e tênue. Por isso está nas
minhas 5 dicas de filmes entendidos como facilitador do ensino aprendizagem.
Vamos para minhas reflexões?
Nos Referenciais Curriculares Nacionais
(RCNs) podemos encontrar um eixo sobre formação pessoal e social que nos faz
refletir referente ao desenvolvimento global e afetivo das crianças e suas
interações com o meio o outro e consigo.
Partindo desse ponto, nós enquanto
educadores, devemos propiciar situações apropriadas para que a criança aprenda
a conviver em sociedade, respeitando as diferenças e particularidades de cada
um, afinal, os indivíduos são diferentes uns dos outros em seus pensamentos, valores,
religião, politica entre outros. Mas, geralmente, as diferenças acabam por
afetar o convívio social.Segundo a constituição federal de 1988
no art.5º todos são iguais perante a lei, e, portanto,
devemos fazer um trabalho em sala de aula, a fim de levar as crianças a ter um
pensamento reflexivo com relação aos direitos de cada individuo pensar a
sua maneira, e que devemos respeitar a pessoa mesmo que pensemos de forma oposta.
Discutir com as crianças, referente às
transformações que os seres humanos provocam à natureza é fundamental e está
mencionado como tema transversal - Meio ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN´s). O individuo necessita analisar com relação às ações cientifica do
homem frente à natureza bem como perceber fazendo parte das mudanças do meio
em que vive e compreender que algumas atitudes cooperam para o impacto ambiental
e a degradação da natureza. Dessa forma,
o professor contribui para a formação de um cidadão consciente, capaz de
auxiliar na preservar dos recursos naturais, a partir de vivencias advindas de discussões
e debates, confecções de cartazes informativos, convidando a comunidade para um
trabalho em conjunto, afinal o currículo escolar não se baseia somente nos conteúdos
a serem apresentados, porem, também, nas relações que as unidades escolares estabelecem
com a comunidade.
A partir desse filme podemos criar ótimos
projetos, mas atenção não se esqueça, quando forem trabalhar os temas com seus
alunos, pesquisem em livros e fontes confiáveis questionem as verdades ditas e
faça um excelente trabalho.
Deixe seu comentário caso tenha tido outro
olhar quando assistiram ao filme.
Beijos e até a próxima.
Referencias:
Parâmetros Curriculares Nacionais
Referenciais
Curriculares Nacionais
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
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