quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Análise de Filmes

Oi, Gente
Estava pensando em dividir com vocês algumas dicas de filmes que além de serem muito legais e divertidíssimos, podem ser utilizadas como ferramenta pedagógica. Separei 5 filmes que poderão desencadear projetos que auxiliarão na reflexão de temas como: politica, identidade, tecnologia, o papel da mulher na sociedade entre outros. Para que o post não fique muito grande vou postando aos poucos.Deixe seu comentário caso vocês tenham feito uma reflexão diferente da minha, a ideia é que possamos nos ajudar e será um prazer saber a opinião de vocês!
Vamos começar?

   1.    Rango
Rango é um camaleão de estimação solitário, com desejos teatrais em busca do autoconhecimento. Vive na cidade grande preso em um aquário, na qual suas únicas companhias eram uma barata morta, um peixe de brinquedo e uma boneca quebrada.
Em um acidente de carro seu aquário é arremessado para o lado de fora e Rango, pela primeira vez, se vê livre das paredes de vidro que antes o “protegia”. Perdido e completamente atordoado o pequeno camaleão encontra um velho Tatu que o incentiva a seguir em frente e lhe dá alguns conselhos valiosos como, por exemplo, que não somos nada sem conhecimento.
Em sua jornada, Rango se depara com uma pequena cidade do velho oeste chamada Poeira. Lá, ao ser questionado sobre quem ele era, decide esconder sua verdadeira identidade, afinal de contas, quem ele era? Ele poderia ser quem quisesse é como no trecho de Alice no País das Maravilhas, “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, dessa forma, passa de um ator frustrado a xerife perigoso e temido. Rango nem imagina que ao assumir uma falsa identidade iria se deparar com grandes vilões que manipulavam as pessoas controlando a pouca água que existe na região, pois, segundo o prefeito da cidade, quem controlava a água controlava qualquer coisa.
Seguindo o clímax oriundo de suspense e ação, o filme vai se desenrolando com um enredo envolvente e cativante e por fim o pequeno camaleão se transforma em um grande herói e se descobre como ser participante da natureza.

Dicas pedagógica:
  Para quem acha que essa trama é de um típico filme infantil, está muito enganado, pois mesmo que os assuntos importantíssimos que foram abordados  tenham sido revelados de forma cômica, os diálogos são carregados de duplos sentidos que nos leva a refletir sobre muitas coisas e, a partir dessas análises reflexivas podemos fazer um bom plano pedagógico para trabalhar com nossos alunos.
  Eis abaixo algumas de minhas análises:
·         O autoconhecimento: Fazer o exercício de nos questionarmos sobre nós mesmo é fundamental para avaliar nossos defeitos e qualidades, compreender o que queremos ou não para nossa vida, identificar no que somos bons, conhecer e traçar nosso caminho, saber para onde estamos indo e entender o que queremos alcançar; o autoconhecimento é um trabalho que deve ser feito com os alunos desde sempre.
·         A água: Podemos realizar alguns projetos com relação à importância da água em nosso organismo; a porcentagem de água no plante, em fim, pequenas reflexões ambientais.
·         A questão das manobras politicas: O filme nos auxilia a discutir com os alunos sobre a importância de sermos cidadãos ativos, com voz, direitos e deveres. Não podemos estar omissos as discussões politicas que afetam nossa vida por completo.
·         Manipulação das marcas: Em um trecho do filme, o pequeno camaleão, ao ser questionado quem era, tira a ideia de se chamar Rango, de uma garrafa de bebida. Muitas vezes deixamos as marcas influenciar nossa forma de ser, agir e pensar, ou seja, às vezes achamos que vamos atingir o ápice da felicidade e contentamento adquirindo algo de uma marca especifica para alcançar nosso bem estar.

  Bom pessoal é isso, espero que tenham gostado. Não deixem de comentar e deixar suas análises também. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário