quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Análise de Filmes IV

   
   4. Quando tudo começa

Daniel é diretor de uma escola pública de educação infantil em uma pequena cidade na França em 1998. A cidade foi acometida pelo fechamento das minas de carvão, sua principal fonte de renda e, por isso, enfrentava muitos problemas econômicos e sociais como o desemprego, más condições de moradia e alimentação, além da falta de interesse que algumas famílias demonstravam para com a escolaridade de seus filhos.
Percebendo que os problemas de politicas públicas da cidade prejudicavam o desenvolvimento das crianças nas aulas, o diretor pede auxilio a Assistência Social a fim de solucionar parte dos problemas que afetavam diretamente as crianças. Porém, o governo municipal demonstra-se omisso em relação à situação; Assim, com a ajuda de alguns professores, Daniel promove uma campanha contra as negligencias do governo municipal e reivindica condições melhores para a população.

Dica pedagógica
O filme em questão nos leva a refletir sobre muitos aspectos com relação à educação, principalmente na Educação Infantil, porém, nessa minha pequena análise, vou explorar as atitudes do diretor Daniel e a gestão exercida por ele.

Analisando as atitudes Daniel:
  • Vemos um diretor que se preocupa com o aprendizado de seus alunos e compreende que o meio influencia e interfere nos conhecimentos adquiridos por eles;
  • Promove projetos para tentar ajudar a comunidade sem expor a esta suas ideias e decisões;
  • Arrisca-se quando comunica a assistência social sobre as condições de vida que os familiares dos alunos estavam submetidos. 
Podemos notar as dificuldades encontradas ao assumir o cargo de diretor. Existem decisões que devem ser tomadas de forma minuciosas e bem pensadas para que se promova uma gestão democrática que proporcione um espaço de diálogos e tomadas de decisões juntamente com a comunidade.
Mas, para que haja uma gestão democrática, o diretor necessita trabalhar com todos os atores que compõe o núcleo escolar, conceitos sobre valores e democracia, fazer com que todos compreendam a necessidade de escola e comunidade serem parceiras. É imprescindível que se tenha o entendimento que o papel da escola mudou e não está mais centralizado em suas próprias necessidades, quanto mais próximo da comunidade, mais se alcançará uma identidade cultural de acordo com os aspectos sociais que cercam uma aprendizagem de acordo com a realidade propriamente dita.
O que faltou na gestão de Daniel foi exatamente trabalhar junto com a comunidade e ouvir as famílias das crianças para compreender a “realidade real” das pessoas e não somente a realidade aparente.
Bom pessoal é isso, como já disse, o filme tem muitos pontos a serem discutidos. Faça uma reflexão ao assistir e compartilhe conosco.
Beijos e até a próxima

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