segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Folclore



    Hoje vou dividir com vocês algumas curiosidades científicas com relação ao Folclore Brasileiro, a final devemos utilizar esse incrível mundo encantado do folclore como uma ferramenta pedagógica valiosa.
Espero que sirva como material de apoio, porém, não se limitem ao que está escrito aqui, pois se trata de um rápido resumo.
Folclore: o que é?
Conjunto de mitos e lendas contadas pelas pessoas e propagadas de geração a geração. Algumas dessas histórias foram criadas com a finalidade de transmitir normas e costumes sobre a vida, ou seja, passar alguma lição.
Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individualmente ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a Unesco. A expressão cultura popular manter-se-á no singular, embora entendendo-se que existem tantas culturas quantos sejam os grupos que as produzem em contextos naturais e econômicos específicos. (CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO, 1995 [s.n.])                    
Por que é comemorada nesse dia?
Em 22 de agosto de 1846, por meio de pesquisas feitas pelo arqueólogo inglês William John Thoms cria-se a palavra FOLK-LORE, que significa “saber tradicional do povo”. Desse ponto, várias discussões foram levantadas e a palavra “folclore” foi considerada um elemento de estudo que precisava de mais aprofundamento científico. As discussões sobre os conceitos do folclore no Brasil teve sua origem no I congresso Nacional Brasileiro e, em 1965 foi determinado que, todo dia 22 de agosto comemoraríamos o dia do folclore.
 Mas o que são lendas e mitos?
 Lendas: São estórias influenciadas diretamente pela miscigenação do povo brasileiro que misturam em sua essência fatos reais com acontecimentos fantasiosos. Geralmente procuram dar explicações a acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.
Mitos: São narrativas que tentam explicar os fenômenos da natureza, ou seja, dá sentido as coisas do mundo.  Procuram explicar a origem das coisas sempre misturando deuses e heróis com fatos da realidade.
Cantigas de roda; Brincadeiras folclóricas; Quadras populares; Trava-línguas; Ditos populares; Adivinha; Literatura de cordel. Estes são alguns elementos que compõe o nosso folclore e podem ser encontrados no livro Armazém do Folclore escrito por Ricardo Azevedo lançado pela editora Ática.
Desenvolva seu planejamento e boa aula.






                              


               







 Folclore Brasileiro: Mitos, Lendas e Crendices.

Nenhum comentário:

Postar um comentário